terça-feira, 14 de abril de 2009

Prova do semestre anterior

PROVA DO SEMESTRE ANTERIOR
APENAS PARA SERVIR COMO MATERIAL DE ESTUDO
  1. (2,0 pontos) Com a descoberta de uma nova vacina, a doença XPTO passou a apresentar baixa incidência (casos novos). Entretanto, por ser uma doença de longa duração, a prevalência (casos existentes) continua elevada. Neste cenário você acha mais importante investir em ações de prevenção primária ou de prevenção secundária? Apresente uma justificativa coerente e bem embasada para sua resposta.

  2. (1,5 ponto) Considerando que uma determinada doença é incurável, seria possível existir uma situação onde o aumento da prevalência (casos existentes) desta doença representasse uma melhora na saúde da população? Apresente uma justificativa coerente e bem embasada para sua resposta.

  3. (1,5 ponto) Considere os dados abaixo sobre duas doenças que afetam a mesma população:


Doença

Índice de Mortalidade

Índice de Letalidade

1

ABC

Mortalidade Específica elevada

(no de mortes pela doença / população)

Letalidade = 5%

(no de mortes pela doença / no de doentes)

2

XYZ

Mortalidade Proporcional muito baixa

(no de mortes pela doença / total de mortes)

Letalidade = 80%

(no de mortes pela doença / no de doentes)

A doença ABC apresenta elevado índice de Mortalidade Específica (no de mortes pela doença / população em risco), porém seu índice de Letalidade é muito baixo, apenas 5%.

Já a doença XYZ possui Mortalidade Proporcional (no de mortes pela doença / total de mortes na população) muito baixa, porém sua Letalidade é bastante elevada, cerca de de 80%.

Na sua opinião qual destas duas doenças apresenta maior impacto sobre o processo saúde-doença da população? Apresente uma justificativa coerente e bem embasada para sua resposta.

Nenhum comentário: