sexta-feira, 24 de abril de 2009

Os dois artigos para leitura obrigatória

Os dois artigos abaixo são de leitura obrigatória até 6 de maio. Após a leitura dos dois artigos responder a estas três perguntas, individualmente e manuscrito:
1. O que é a Transição Epidemiológica?
2. Quais as razões pelas quais a transição epidemiológica ocorreu no Brasil?
3. Com base no modelo de causalidade das Doenças Crônicas Não-Transmissíveis, como você explica a maior dificuldade no controle destas doenças?

Este é o primeiro artigo. Se quiserem imprimir, cliquem na opção Artigo em Formato PDF que aparece no quadro à direita da página que irá abrir.
Padrões de adoecimento e de morte da população brasileira: os renovados desafios para o Sistema Único de Saúde

Este é o segundo artigo. ATENÇÃO: Ler somente as páginas 15 a 30.
A VIGILÂNCIA, O CONTROLE E A PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS

terça-feira, 14 de abril de 2009

Prova do semestre anterior

PROVA DO SEMESTRE ANTERIOR
APENAS PARA SERVIR COMO MATERIAL DE ESTUDO
  1. (2,0 pontos) Com a descoberta de uma nova vacina, a doença XPTO passou a apresentar baixa incidência (casos novos). Entretanto, por ser uma doença de longa duração, a prevalência (casos existentes) continua elevada. Neste cenário você acha mais importante investir em ações de prevenção primária ou de prevenção secundária? Apresente uma justificativa coerente e bem embasada para sua resposta.

  2. (1,5 ponto) Considerando que uma determinada doença é incurável, seria possível existir uma situação onde o aumento da prevalência (casos existentes) desta doença representasse uma melhora na saúde da população? Apresente uma justificativa coerente e bem embasada para sua resposta.

  3. (1,5 ponto) Considere os dados abaixo sobre duas doenças que afetam a mesma população:


Doença

Índice de Mortalidade

Índice de Letalidade

1

ABC

Mortalidade Específica elevada

(no de mortes pela doença / população)

Letalidade = 5%

(no de mortes pela doença / no de doentes)

2

XYZ

Mortalidade Proporcional muito baixa

(no de mortes pela doença / total de mortes)

Letalidade = 80%

(no de mortes pela doença / no de doentes)

A doença ABC apresenta elevado índice de Mortalidade Específica (no de mortes pela doença / população em risco), porém seu índice de Letalidade é muito baixo, apenas 5%.

Já a doença XYZ possui Mortalidade Proporcional (no de mortes pela doença / total de mortes na população) muito baixa, porém sua Letalidade é bastante elevada, cerca de de 80%.

Na sua opinião qual destas duas doenças apresenta maior impacto sobre o processo saúde-doença da população? Apresente uma justificativa coerente e bem embasada para sua resposta.